segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Peão Inconformado

Tio Odilon Rodrigues foi por muitos anos administrador da Fazenda Santa Catarina, no Córrego do Lajeado. Certa vez contratou, para a lida do gado, um peão apelidado de Barranco.

Depois de uns meses morando na Fazenda o funcionário pediu uma carona até Auriflama, pretendia visitar a mãe que era viúva, morava sozinha. Chegando à cidade, Odilon parou a camionete na frente da casa e avisou que ia aguardar o término da visita:

- Não precisa ter pressa, eu fico esperando.

O rapaz entrou na casa e, menos de trinta segundos depois montou na camionete de novo. Lívido, com o rosto entre as mãos e exclamando:

- Não conformo, não conformo, não conformo! A mãe não podia fazer isso comigo! Não conformo, não conformo, não conformo!

Preocupado o patrão insistiu com o peão, querendo saber o que havia acontecido, pois a visita sequer acontecera. Ele nada respondia, apenas repetia:

- Não conformo, não conformo, não conformo!

Com jeito foi acalmando o rapaz até que ele se armou de coragens e revelou a cena que encontrou ao abrir a porta de casa:

- Peguei um caboclo namorando a mãe no sofá da sala, seu Dilo. Ela não podia ter feito isso comigo. Não conformo, não conformo, não conformo!

Nenhum comentário: