segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Memória 55 (Touradas)

Zé do Braz e Domingos de Almeida (passando por debaixo da vaca)

Nova Castilho - Fazenda de João Firmino Marques

Nova Castilho - Aristides Garcia, Domingos de Almeida e Zé do Braz, um dos trios que representava Nova Castilho.

Aristides Garcia e Zé do Braz

Nos anos 1970 as escolas do município passaram a organizar touradas para arrecadar fundos. A cada final de semana uma fazenda era escolhida. Prêmios simbólicos eram arrecadados no comércio salgadense para incentivar os participantes. Os toureiros eram inscritos em trios, que normalmente representavam distritos ou fazendas. O gado era fornecido pelo proprietário da fazenda onde se realizava o evento. Grande público prestigiava as reuniões.
Alguns toureiros que se destacavam: Zé do Braz, Domingos de Almeida, Aristides Garcia, Preto Cornélio, Antonio Branco, Waldemar Marques, Edson de Brito, Claudenir Marques, Iaucir Marques.
Depois de vários meses um acidente fez com que as promoções fossem interrompidas. Numa tourada na fazenda do Dr. Kleber Sales, em Nova Palmira, uma vaca se chocou violentamente contra uma tábua do curral, que se partiu e atingiu o espectador José Desidério Fernandes, causando-lhe fratura de uma perna. Por complicações decorrentes da cirurgia a que foi submetido, o comerciante veio a falecer.
(fotos: Álbum do Blogueiro)


Nenhum comentário: