quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Outras do Vande

Vande Mendonça, personagem de outras histórias já contadas aqui, trabalhou por muito tempo na Destilaria Generalco. Colocaram-no para trabalhar logo na portaria, como balanceiro, pesando e conferindo os caminhões que chegavam para a descarga de cana.

Como todos os que chegavam ao local passavam pelo seu departamento, ninguém escapava de suas piadas e gozações. Tinha tanto talento para tiradas e observações sarcásticas que não perdoava ninguém.

De certa vez fomos pescar no sítio do amigo Vando Colombo, perto de Nova Palmira. Desde que pôs os pés no local o danado não parou de brincar com todos do local, especialmente a mãe do Vando, dona Yolanda. Chegou a ponto de fingir uma dor no ombro dizendo que havia quebrado algo. Quando ela perguntou se não seria a clavícula, ele não perdeu a deixa:

- Não, quebrei a alça do sutiã!

Depois da pescaria nos sentamos à mesa para saborear a peixada, todos se serviram e ele ficou olhando para a imensa vasilha com os peixes, perguntando aos demais:

- Mas vocês vão comer só isso?

- Só isso porque? – alguém respondeu – veja o tanto de peixe que tem na panela!

Ele segurou a vasilha de peixes e derramou por sobre seu próprio prato, mostrando a panela vazia aos demais:

- Agora não tem mais!

Não é preciso dizer que ele devorou a montanha de peixes que juntou no próprio prato.

Na Generalco adorava aprontar com os caminhoneiros, fazendo piadas de todos os gêneros. Mas mesmo os passantes e viajantes que por lá apareciam não escapavam de suas troças.

Certo dia um carro parou defronte ao portão, na beira da rodovia. Desceu um senhor grisalho, dando mostras de não saber bem por onde andava. Chegou-se na portaria e perguntou ao Vande:

- Moço, essa estrada vai para Fernandópolis?

Ele coçou a cabeça, olhou bem sério para o viandante e não perdeu a oportunidade:

- Se vai eu não sei, mas se for vai ficar fazendo uma falta danada pra Salgado!

Um comentário:

André Pimenta disse...

Essa do Vande foi boa... Ele também me contou uma muito boa. Segundo ele, fora pescar com seu irmão "Banana", chegando ao rio depararam com uma onça faminta, então começaram a correr do animal. Seu irmão "Banana" correu e subiu em uma árvore. Como todos sabem, Vande era manco, não conseguiu correr, ficou rodeando a árvore, com a onça atrás... "Banana que estava em cima da árvore gritou para o irmão... Vande sobe aqui na árvore senão a onça vai te pegar... Ele disse.... Pega nada, estou a duas voltas na frente dela.....