segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Humorista de Verdade

Em minha opinião o maior e melhor humorista salgadense foi Vandenir Mendonça, o Vande, que infelizmente partiu muito cedo para o andar de cima.

Foi com certeza o mais criativo, espontâneo e satírico dos piadistas. Na adolescência já aprontava das suas, coadjuvado pelo irmão gêmeo Valmick. Em sua homenagem, vamos lembrar algumas boas que ele aprontou.

Na escola as professoras se habituaram a diferenciar os gêmeos porque vestiam blusas de cores diferentes. De vez em quando eles trocavam as blusas só para fazer confusão. Quando cada um tinha que levar três fotografias para a matrícula no colégio um deles tirava meia dúzia - muito mais barato - e dividia.

Chegaram ao ponto em que um começou a aprontar com o outro. Mick arrumou uma namorada em Auriflama, estava apaixonado e contou para o irmão. Semanas depois Vande foi com a turma para a cidade vizinha. Estavam numa lanchonete e de repente foi abraçado por uma moça:

- Oi amor, tudo bem?

E ele de imediato:

- Tudo bem por quê? Eu nem te conheço!

A moça se assustou e considerou que estava levando um fora. Na semana seguinte o Mick foi namorar e chegou dono e senhor da situação:

- Oi benzinho!

E ela irritada:

- Benzinho??? Depois do fora que você me deu a semana passada vem com a maior cara-de-pau me chamar de benzinho???

Devolveu ao Mick o fora que tomou do Vande.

Vande era muito criativo, tinha rapidez de raciocínio para responder em cima qualquer provocação, sempre deixando o interlocutor sem defesa. Estava sentado defronte ao balcão da Lanchonete do Zé Frota coçando as costas com um garfo. Alguém de imediato o repreendeu:

- Vande, onde já se viu coçar as costas com um garfo?

- Dizem que é melhor coçar com pão, mas um velho ditado diz que "quem não tem pão coça com garfo!”.

Na mesma lanchonete, estava no meio de uma rodinha onde uma das garotas falava de sua própria beleza e ele resolveu elogiar:

- Realmente você está uma verdadeira BB.

A moça gostou do agrado:

- BB de Brigitte Bardot? (a mais famosa atriz de cinema da época) Muito obrigada!

- Não, BB de Belém-Brasília (a rodovia): Feia e mal-acabada.

Foi apresentado a uma garota de outra cidade, que deu a entender que não havia se simpatizado com ele. Chegou todo amistoso para a moça:

- Eu quero te dizer que achei você uma moça muito bonita, simpática e atraente. Tive muito prazer em conhecê-la.

Demonstrando certa irritação a menina reagiu dizendo:

- Muito obrigada, sinto muito em não poder dizer o mesmo a seu respeito!

- Então faça como eu: minta!

Existem diversas piadas que correm na cidade, em todas as rodinhas de amigos, principalmente entre aqueles que privaram da sua amizade, que foram inventadas, criadas pelo Vande. Certa vez o levaram a um salão de humor promovido pelo Banespa, do qual participaram humoristas de todos os cantos do Estado, profissionais inclusive. Pois ele voltou com o primeiro lugar.

Foi um dos fundadores do Bloco de carnaval "Maluko" e premiado em três anos consecutivos como o melhor folião do Clube de Regatas Salgadense. Adorava o carnaval e fazia questão de tomar todas com os diversos amigos.

No carnaval de 1988 saímos juntos do clube por volta de quatro da matina e convidamos alguns amigos de outros blocos para tomar mais umas na sede do Maluko. Depois de muitas a mais resolvemos enxugar outras na Cantina do Mauro Cruzeiro: eu, ele, Dinoel Marques, Pioio (José Cunha Júnior), Marcelo Cruzeiro e Nera (Laurico de Almeida). Ficamos bebendo até o dia amanhecer.

Depois das dez da manhã voltamos à cidade e combinamos novo encontro para depois do descanso, por volta das quatro e meia da tarde, no barzinho do clube. Chegamos no horário combinado e ele já estava lá, ferrado no truco e com a cara de quem tinha tomado todas de novo. Perguntei ao botequeiro a que horas ele tinha chegado:

- O Vande chegou aqui logo depois das dez horas da manhã!

Ele foi para casa, mas como morava em frente ao clube e viu o barzinho movimentado, passou direto e emendou. Acho que só foi dormir uns dois dias depois.

São muitas as histórias, as brincadeiras, as piadas. Vande tinha o espírito brincalhão, galhofeiro, zombeteiro, mas com o único intuito de divertir, de animar os amigos. Nunca o vi fazer uma maldade ou uma brincadeira que passasse dos limites.

Para finalizar. Não nos víamos há uns seis meses e fiquei sabendo que ele havia se casado. Algum tempo depois nos encontramos na Boate Dromedárius. Depois dos abraços e daquele papo inicial, perguntei:

- Fiquei sabendo que você se casou. Como vai a vida conjugal?

Ele me olhou sério:

- A minha mulher me colocou na parede e disse, "ou você para de beber ou nós vamos nos separar!”.

- E então? - perguntei - quer dizer que você parou de beber? O casamento tá firme?

Como se esperasse a minha deixa ele me abraçou e falou:

- Vamos tomar umas ali no boteco que a gente ganha mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo certo Cal ?? Foi bem lembrado essas do Vande rapaz, só pra relatar, em 1992/93 o Vande tinha uma lanchonete atras da Construmat do Branco, onde hoje é a padaria Ri-pão perto do posto do Oirmes, pois bem chegamos lá pelas tantas eu e o parceiro Giada, quando o Vande nos viu, perguntou "vão querer o que" ? eu morrendo de fome perguntei, "tem algum lanche na frente"....ele parou deu uma olhada pro chão e disse rindo..na minha frente não...rsrsrsr;;;;rapaz que raiva, fiquei doido pra pegar ele em uma piadinha, mas achei melhor deixar pra lá, não iria ganhar dele mesmo....Um abraço, boa semana...

Anônimo disse...

Tudo certo Cal ?? Foi bem lembrado essas do Vande rapaz, só pra relatar, em 1992/93 o Vande tinha uma lanchonete atras da Construmat do Branco, onde hoje é a padaria Ri-pão perto do posto do Oirmes, pois bem chegamos lá pelas tantas eu e o parceiro Giada, quando o Vande nos viu, perguntou "vão querer o que" ? eu morrendo de fome perguntei, "tem algum lanche na frente"....ele parou deu uma olhada pro chão e disse rindo..na minha frente não...rsrsrsr;;;;rapaz que raiva, fiquei doido pra pegar ele em uma piadinha, mas achei melhor deixar pra lá, não iria ganhar dele mesmo....Um abraço, boa semana...Alex Marques Galhardo