quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A História do Noroeste Paulista

São José do Rio Preto - Catedral de São José - Construída em 1852, a capela deu início à cidade, sendo considerada o seu marco zero. Em 1973 foi substituída pela atual catedral.
(fonte: www.riopreto.sp.gov.br)
A primeira cidade paulista surgiu no Século XVIII, a Vila de São Vicente, fundada por Martim Afonso de Souza no dia 21 de janeiro de 1532. Tempos depois um grupo de jesuítas liderado por Manoel de Nóbrega e José de Anchieta escalou a Serra do Mar chegando ao planalto de Piratininga, onde surgiu, por volta de 1560, a cidade de São Paulo.

Na segunda metade daquele século as bandeiras começaram a se aventurar pelo interior da província, aprisionando índios, procurando pedras e metais preciosos. Em 1861 São Paulo era considerada a cabeça da capitania, e, em 1822, quando da declaração da Independência, existiam lavouras de cana-de-açúcar no litoral norte e na região entre Itu e Sorocaba.

Na entrada do século XIX as plantações de café começaram a substituir a cana-de-açúcar, e São Paulo passou a ocupar o primeiro plano da economia nacional. A expansão da cultura do café exigiu a multiplicação das estradas de ferro.

A abolição da escravatura, em 1888, provocou a chegada dos imigrantes, alternativa para o problema da falta de mão-de-obra na lavoura cafeeira. A chegada dos estrangeiros permitiu maior ocupação do interior do Estado, que se integrou ao cenário do rápido crescimento da província paulista, obrigando à construção de novas estradas.

No primeiro período republicano (1889) o governo do país ficou sob controle das oligarquias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tendo se tornado a economia mais dinâmica da república, São Paulo era tido como um verdadeiro Estado dentro da federação.

Em 1867, ao retornar da Guerra do Paraguai atravessando a província paulista, o escritor Visconde de Taunay narrou que pernoitara num pequeno vilarejo interiorano, que havia sido levantado por João Bernardino de Seixas às margens do Rio Preto, cuja construção teve início em 19 de março de 1852, em terras doadas por Luiz Antonio da Silveira.

O bairro era conhecido como Araraquara e o vilarejo chamado de Patrimônio de São José. A partir de 20 de março de 1855 o distrito passou a ser chamado de São José do Rio Preto. O escritor registrou em seu diário que no local existia meia dúzia de palhoças e uma capela em construção.

Em 1894 foi elevado à categoria de município. Seu extenso território, na região noroeste do Estado, confinava com o Rio Paraná no oeste, o Rio Tietê no sul, Rio Turvo no leste e Rio Grande no norte.

Nos anos seguintes este imenso território passou a sofrer inúmeros desdobramentos, fazendo surgir a região Noroeste Paulista.

Nenhum comentário: