sexta-feira, 13 de julho de 2007

Para Começo de Prosa...

No início do ano 2001, ao construir e hospedar na internet o primeiro website sobre a cidade de General Salgado (SP), os irmãos Acir e Emerson Vieira me pediram algumas idéias para incrementar a página.

Meu primeiro palpite foi a criação de uma seção intitulada “Memória”, com fotos antigas mostrando a evolução histórica do município e seus moradores ilustres. Mas eu vinha acalentando há muitos anos a idéia de registrar algumas histórias da cidade e de seus personagens, narrativas que fui colhendo e guardando ao longo dos anos e que mostram, a meu ver, um tipo de identidade do povo salgadense, ainda que basicamente constituídas por folclore humorístico.

Com a aceitação da proposta, criou-se um endereço eletrônico para que os visitantes pudessem comentar e relatar as histórias engraçadas e curiosas que conheciam. Desenvolvi aproximadamente 70 crônicas que foram lançadas semanalmente durante quase dois anos. Grande parte estava armazenada em minha memória e em algumas anotações, mas muitas nasceram das informações recebidas dos navegantes.

Apesar de constarem como verdadeiros, os episódios narrados foram descritos como recebi, sendo impossível afirmar que os detalhes e circunstâncias tenham acontecido exatamente como foram descritos pela tradição oral. Os nomes de alguns personagens foram deliberadamente omitidos, pois nunca houve a intenção de melindrar ou ridicularizar e sim, de homenagear ou divertir.

Depois de quase três anos e um relativo sucesso, o site foi transformado no endereço oficial da cidade na rede e as crônicas foram deixadas de lado. Transformou-se num sonho e, conseqüentemente, num desafio, reunir ao menos parte delas em livro e assim permitir que outros leitores possam conhecê-las, guardá-las e, principalmente, manter viva a tradição de contar as histórias para seus descendentes. O livro ainda é um sonho...

Agora, com o surgimento dos blogs, decidi recolocá-las na grande rede e aproveitar a oportunidade para escrever outras. Por isso, preciso de ajuda. Você que nos visita pode enviar palpites, comentários e sugestões. Todos serão sempre benvindos.

O grande escritor russo Leon Tolstoi dizia que o escritor, para ser universal, deve começar contando da sua aldeia. Não tenho a pretensão de atingir a universalidade, mas espero que as minhas histórias consigam prestar justa homenagem às minhas origens.

Também espero que possam incentivar a leitura, a busca incessante do conhecimento, do aprimoramento cultural e principalmente, animar outros salgadenses a lutar pela realização de seus sonhos.

Nenhum comentário: