segunda-feira, 16 de julho de 2007

No Mapa e na Rede

Sou do tempo em que a cidade de General Salgado ainda não estava no mapa.

No início de 1976 cursava a 5ª Série do 1º grau, no “Grupinho” Ângelo Scarin, e os cartógrafos ainda não se haviam dado conta de que ali no meio da "Boca do Sertão" - como é conhecida a região entre Monte Aprazível e Santa Fé do Sul - havia uma pequena cidade com nome de herói constitucionalista.

Ainda demorou algum tempo para que a cidade fosse incluída no mapa, na beira da Rodovia pela qual passaram, sobre imensos caminhões, as turbinas da Usina de Ilha Solteira.

Depois do mapa a minha expectativa era ver a cidade nas manchetes dos jornais e da televisão. Por fim aconteceu, infelizmente por causa de uma tragédia, quando assaltantes fugindo de um roubo à mão armada em Auriflama, invadiram um sítio na região de Nova Palmira e assassinaram, com requintes de crueldade, quatro irmãos da família Bonetto. Os jovens lavradores foram surpreendidos pelos ladrões e friamente massacrados.

Por este fato a cidade parou por duas vezes. A primeira no dia do velório e a segunda no dia em que a polícia trouxe os assassinos ao Fórum para serem interrogados. Com medo da reação dos salgadenses, os bandidos foram escoltados por uma frota de viaturas e dúzias de policiais armados até os dentes. Foram cerca de sessenta dias de manchetes, entre o bárbaro acontecimento e a prisão dos bandidos. Ainda bem que depois disso outros fatos de melhor sorte serviram para colocar a cidade nos noticiários.

Decorreram mais de vinte anos desde a inclusão da cidade no mapa até chegarmos à era da Internet. Quando acessei a rede pela primeira vez não resisti em pesquisar "general salgado" num destes sites de busca. Achei apenas algumas notícias históricas do General, não da cidade. Só muito tempo depois é que surgiram as primeiras referências. Sites de cartografia (por incrível que pareça!) e de estatísticas agrícolas, para começar.

Hoje em dia, para o deleite de todos, General Salgado está espalhada por todos os cantos da grande rede. É possível saber, por exemplo, como está o tempo, qual a previsão para a próxima semana. Dá para conhecer o mapa da região, confirmar a situação das rodovias e ainda conferir os votos que conduziram prefeitos ao comando da Administração do município.

No meu tempo, talvez por conta da ausência no mapa, muita gente ao responder à clássica pergunta: "Onde é que você mora?", preferia dizer "na região de Rio Preto", ou "na região de Araçatuba". Acreditavam que respondendo "em General Salgado", fatalmente teriam que responder a uma segunda questão: "Nossa! Aonde é que fica isso?". E chegariam à mesma resposta: "na região de Rio Preto".

Nos anos 70, numa excursão de salgadenses ao Rio de Janeiro, na porta do Estádio do Maracanã, o Pitocão (Antonio Carlos de Carvalho, filho do famoso Zé Guarda, e que já seguiu para o andar de cima!), se perdeu do grupo de amigos salgadenses e cutucou um porteiro do estádio:

- Moço, o senhor não viu o Titico por aí?

Diante do susto do funcionário, complementou:

- O Titico, lá de Salgado!

O moço respondeu:

- Não sei de quem o senhor está falando!.

E o Pitocão arrematou:

- Vai me dizer que o senhor também não sabe onde fica Salgado?

Talvez o porteiro do Maracanã até hoje ainda não saiba, mas se ele pesquisar na Internet tenho certeza que vai descobrir!

Nenhum comentário: