sexta-feira, 13 de julho de 2007

General Salgado (SP)


No início do ano de 1928, vindo de Barretos (SP), Antonino José de Carvalho, conhecido como Tonico Barão, adquiriu extensas terras na região noroeste paulista.

Era tido como um valente desbravador dos sertões, de alma forte e espírifo inflexível. No cimo do espigão dos Rios Tietê e São José dos Dourados, próximo ao Ribeirão Açoita Cavalos, região então conhecida como Boca do Sertão, adquiriu a Fazenda Limoeiro, que também era chamada de "Pau Ferrado".

A boa qualidade de suas terras começou a atrair gente e o fazendeiro passou a alimentar a idéia de fundar uma cidade. Em meados de 1928 surgiu um pequeno arruado que, em homenagem à sua filha, ele chamou de "Vila Palmira". A primeira missa foi celebrada pelo Padre Missionário Jorge Giemeinder, no local onde mais tarde foi iniciada a construção da primeira igreja.

O povoado de Palmira pertencia ao antigo distrito de Sebastianópolis e foi elevado à categoria de Vila em 05 de dezembro de 1928.

Em 1937 a sede do distrito foi transferida para Vila Palmira que passou a chamar-se "General Salgado", em homenagem ao General Julio Marcondes Salgado, morto na revolução de 1932.

Em 1944 foi elevada à categoria de Município. Contava com o distrito de Auriflama e, em 1948 foram criados os distritos de São João de Iracema e São Luiz do Japiúba.

General Salgado passou a ser comarca em 30 de dezembro de 1953, ficando então com 4 distritos: São João de Iracema, Nova Castilho, Prudêncio e Moraes e São Luiz do Japiúba, e o povoado de Nova Palmira. Os dois primeiros distritos alcançaram emancipação política nos anos 80/90 e Nova Palmira tornou-se distrito.

A cidade localiza-se na região noroeste do Estado de São Paulo, seu território faz divisa com os municípios de São João das Duas Pontes, Fernandópolis, Araçatuba, Magda, Gastão Vidigal, Auriflama, Nova Luzitânia, Jales e Paranapuã. Dista 545 kms da capital.

Além do Rio São José dos Dourados e do Ribeirão Açoita Cavalos, seu território é cortado pelos córregos Areia, Talhados, Buriti, Macaúbas e Lambari.

Conta, atualmente, com cerca de 10.000 habitantes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Este blog virou mania para mim, não consigo entrar na net sem passar por ele. Minha familia saiu de General Salgado no final dos anos 70, mas nossos corações continuam por lá. Todos os personagens que voce sita fizeram parte de nossas vidas, conhecemos muitos pessoalmente, outros de nome, enfim nenhum dos seus personagens são estranhos para nós, mas esta última nota sobre o PADRE VICTORINO me emocinou muito, tambem fiz parte da cruzada não na sua época é claro bem antes, acompanhava o Padre pelas capelas inclusive Nova Castilho muitas vezes.
Obrigada por nos permitir relembrar de pessoas maravilhosas . Estou aguardando pelo seu livro, espero que saia logo.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

carlos krueger disse...

alguém ai lembra do carlin da fazendinha?
irmão do biá, ercibídio, genercídio, subrinho do véi Lidião..
quem lembra??

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Silveira disse...

Palmira é nome da filha dele. como aconteceu em outras vilas. onde tonico está enterrado? e a palmira? a viuva do salgado foi lá inaugurar o busto. acompanhei a eleição livre de 1972, o derrotado da ARENA do governo teve que ir embora, o Gurdema Zocal.