sexta-feira, 20 de julho de 2007

Nova Castilho (SP)

Por-do-sol na Lagoa do Bicho (2004)
Largo da Praça de Nova Castilho nos anos 70
(foto: Álbum do blogueiro)
Entre 1910 e 1915, em terras de propriedade do Sr. José Castilho, nas proximidades do Ribeirão Açoita Cavalos, surgiu um pequeno arruado chamado Vila Castilho.

No início dos anos 1920, Joaquim Castilho fez uma promessa a São José, compromissando-se em construir uma capela em louvor ao santo. Em 1924 a promessa foi cumprida e a primeira criança a ser batizada na pequena capela foi João Marques, filho do pioneiro Hipólito Ludgero Marques.

Além da Família Castilho, moravam na região os primos Firmino Luiz Marques e Norberto Luiz Marques (que chegaram ao local em 1906) e Hipólito Ludgero Marques (vindo em 1922).

As esposas de Firmino e Norberto (as irmãs Maria e Narciza Cândido), eram netas de João Cândido da Silva, que mais ou menos em 1896 havia deixado Minas Gerais para se instalar em terras próximas ao Rio Tietê, no local onde anos depois surgiu o povoado de Vicentinópolis, este fundado por Abrão Chibeni. João Cândido também era bisavô de Izaltina Castilho Cândido, esposa de Hipólito.

Por conta desse parentesco, todos os descendentes de Norberto, Firmino e Hipólito Marques, também são descendentes da Família Cândido, uma das pioneiras na região.

Em 1928, quando Antonino José de Carvalho - o Tonico Barão - deu início à Vila Palmira, que mais tarde se chamaria General Salgado, o povoado de Nova Castilho já existia.

Quando tornou-se distrito do então criado município de General Salgado, em 1948, passou a chamar-se Japiúba. Somente em 28.02.1964, quando passou a ser a sede do distrito, recebeu o nome definitivo de Nova Castilho.

Em 27.12.1995 foi elevado à categoria de município.

Em 2002 os índices do IBGE diziam que o município tinha 991 habitantes.

Nenhum comentário: