sexta-feira, 3 de abril de 2009

Um Dedo de Prosa 5

Além de salgadenses esparramados pelo mundo, o Proseando tem recebido visitas de muitas pessoas que registram suas impressões sobre a nossa prosa.

O historiador Clayton Romano, editor do Blog Iboruna 21 (aqui), de São José do Rio Preto, enviou mensagem que nos serviu de grande incentivo: “Acabo de visitar seu blog. Impressionante! Nem de longe "meu" modesto IBORUNA21 pode ser comparado ao seu excelente Proseando... Proseando... impressiona pela riqueza de detalhes, pelo volume de informações, isto é, pelas claras evidências de "garimpo" no trato das fontes, na descoberta da história. Quantos causos, fatos, imagens e personagens interessantes em General Salgado... Ótimo trabalho! O "meu" IBORUNA21 não chega a tanto. Limita-se a interpretar o presente - tão dinâmico e às vezes tão dramático - da cidade, valendo-se, para tanto, de uma perspectiva histórica que permita ampliar o foco da leitura sobre fatos e personagens do cotidiano de Rio Preto. A sesmaria de João Bernardino de Seixas Ribeiro ainda diz muito à "alma" da cidade... É estimulante para um historiador saber desta sua disposição em descobrir, conhecer e narrar a história de General Salgado e, consequentemente, do Noroeste Paulista; aliás, a biografia do General já diz muito sobre a "aventura" de se ocupar este sertão... Estamos - IBORUNA21 e eu - à sua disposição”.

Outro riopretense, o músico Joe Bass, que vive na Europa, deixou um comentário: “Bem fez o Noblat em divulgar seu blog. Passei uma tarde de leitura deliciosa e acabei o dia nostálgico lembrando de minha infância em Rio Preto. Bom trabalho!”

O levantamento histórico que fizemos sobre as origens da Família Marques de General Salgado, que contou com a colaboração essencial dos primos Antonio Carlos, Elaine, Osmar e Del Marques, permitiu a localização de um grande número de parentes desconhecidos. Dentre eles o Eliseu Marques, que vive em Goiânia:

“Olá primo Carlos. Foi com imensa satisfação, que neste ano de 2007 fiquei conhecendo através do seu dinamismo de contador de história a verdadeira história de Firmino Luiz, que deixou tão cedo sua terra, ficando poucas informações para gerações vindouras de parentes. Muito pouco e quase nada sabíamos sobre sua família, seus filhos, netos e bisnetos. Este homem que já tinha uma visão ampla do mundo em pleno início do século XX, esta espécie de bandeirante, este fundador de cidades, este filho da Mindinha, que muito nos causa admiração. Fiquei bastante emocionado quando você me relatou a respeito das cartas de meu avô, da Mindinha para o Firmino, e parece mostrar uma preocupação familiar com o ente distante. Gostaria imensamente que você me enviasse a cópia destas cartas. Foi uma pena que conheci meu avô quando ele vivia seus últimos dias e já bastante debilitado não tinha condições de contar suas histórias. Mas foi um homem fascinante, que exercia um profundo respeito sobre os demais e que viveu intensamente a vida em todos os seus aspectos. Quero desejar-lhe um feliz Natal e um ano novo repleto de sucesso, saúde e realizações a você primo, sua família e a Grande Família Marques de General Salgado”.

Eliseu tem desenvolvido importantes pesquisas em Minas Gerais levantando outras informações sobre a parte da família que lá ficou. Esperamos que no próximo encontro (marcado para 01/05/2009) ele e alguns outros mineiros possam vir conhecer os parentes salgadenses.

Miltinho Castilho, neto do pioneiro Hipólito Marques, se tornou um dos mais ativos colaboradores do blog. Enviou várias fotos e histórias. Através dele soubemos da aventura de Simão Marques para trazer de volta à terrinha o nosso querido e saudoso Padre Victorino Liñan Hitos, que estava, havia muitos anos, recluso na Espanha:

“Li seu artigo do Pe. Vitorino, adorei e quero completá-lo. O meu tio Simão Marques, que tem um filho na Espanha (músico de flamenco) estava certa vez “sapeando” pela Espanha, e passou perto de Granada. Resolveu procurar pelo Padre e na procura foi cair “no colo” de um irmão dele, que não era nada menos que o dono da (me parece) única empresa de ônibus urbano da cidade. O dito irmão então ficou muito contente com a presença do Simão, que foi pessoalmente levá-lo ao retiro de padres existente no local. Chegando lá o Simão ficou impressionado com o estado de solidão que se encontrava o padre e resolveu dar início à uma negociação entres as partes (família e povo salgadense) e depois daquele “trás não trás” resolveu-se que iria para Salgado. Após várias crises de saúde houve oportunidade da viagem para o Brasil. Ficou encarregado de buscá-lo nada menos que o Sr. Angelim Veschi. Felizmente fui um dos “recepcionadores” da dupla no Aeroporto de Cumbica em Guarulhos, um seu coroinha de 1966”.

É lógico que fui conferir a história com Simão, que nos enviou o seu relato:

“Quando tinha meus 8 anos auxiliava o Pe. Victorino nos ofícios da igreja, juntamente com outros da mesma idade, entre eles Marcelo e José Roberto Scarin, Luiz Carlos e Carlos Braz Spadacio. A convivência com o padre foi importante, não só pelo aspecto de formação (disciplina, novos hábitos, valores, etc) como, pela sua origem tínhamos informações de outros costumes e fatos, especialmente da Espanha, que para mim, caipira inconsciente, era tudo novidade. O tempo passou. Em 1994 nosso amigo residia em Granada quando tive a oportunidade de visitá-lo e também conhecer alguns membros de sua família, muitíssimo conhecida na região pois tinham uma empresa de transporte urbano (Empresa Linãn SA). A visita foi muito agradável e o Pe. Victorino se alegrava com as recordações de sua vida em Salgado, das pessoas e das situações curiosas que presenciou. Apesar desse clima prazeroso percebia-se quanto ele estava carente de convívio amigo, pois residia em uma instituição de amparo a religiosos idosos, cercado de pessoas que pouco ou nada tinham a ver com sua história, a maior parte dela passada no Brasil. Na verdade estava tão saudoso que tinha disposição de aproveitar minha companhia para falar de retornar a Salgado com ânimo definitivo. Como sua saúde exigia alguns cuidados disse a ele que essa viagem deveria ser feita com a devida assistência. Retornando pude relatar o ocorrido a algumas pessoas entre elas Ângelo Veschi e dona Lucila. Em seguida foi criada uma comissão para promover o seu retorno. Maiores detalhes poderão ser obtidos junto ao Ângelo Veschi, Dr. Márcio Costa e outros mais que participaram desse esforço”.

Assim, podemos aqui noticiar a importante participação dos salgadenses no retorno do Padre Victorino à nossa terra, onde ele recebeu merecidas homenagens e viveu seus últimos dias.

Faço aqui estes registros para que os visitantes percebam o quanto é importante a colaboração enviada. O nosso embornal continua à disposição de todos.

Mais uma vez, muito obrigado!

Nenhum comentário: