terça-feira, 3 de março de 2009

Um Dedo de Prosa 4

Registramos e agradecemos, mais uma vez, os amigos que contribuem para que o nosso Proseando continue firme na missão de resgatar e homenagear a história da cidade.

São inúmeros os visitantes que mandam mensagens, histórias, fotos e registram suas visitas no mural. Não fosse a colaboração de todos, não teríamos material suficiente para abastecer o blog a cada semana.

Algumas mensagens merecem destaque, não só como forma de agradecimento, mas, principalmente, para noticiar o paradeiro de alguns salgadenses perdidos pelo mundo.

Lafaiete Ramos está em São José do Rio Preto há muitos anos, e nos enviou a seguinte mensagem: “Suas histórias são fantásticas, e muito vivas, você faz parecer que foi ontem! O legal de tudo é que a história está escrita, e esperamos que nossos filhos possam continuar contando-a. Histórias vividas e bem vividas, representadas por atores de qualidade, que fazem questão de não esquecer suas origens e tudo isso é muiiiiito bom! Valeu, li todas, simplesmente THE BEST!!!”

Atualmente Lafaiete é professor de Marketing, Programação Neurolinguística, Palestrante, Auditor, Consultor Administrativo, Comercial e Comportamental, e orientador de pesquisa de mercado. Atua na empresa People´s Training (visite o site da empresa).

David Cristoni continua Belo Horizonte, registrou sua saudade dos carnavais salgadenses: “Que surpresa agradável ver estas fotos da época do Maluko. Muitas lembranças e muitas saudades. Na medida em fui lendo, foi passando um "filminho" de tudo aquilo. Parabéns, mais uma vez você foi fundo e nos deixa emocionado”.

José Henrique Fantini, de quem eu não tinha notícias desde o final dos anos 1970, mandou notícias do Paraná, onde é sócio de uma empresa de transportes: “Carlinhos da Telesp. Sou o J. Henrique Fantini, e fiquei muito feliz de você ter se lembrado de mim. Pois hoje moro em Curitiba (Legião dos exilados de Salgado), devido migração em busca de oportunidades. Que bom que você tomou a iniciativa de contar coisas que aconteceram durante a infância, pois hoje tenho o que contar aos meus filhos e mais ainda posso mostrar na Net”.

Ivone Fantini, irmã do Zé Henrique, com quem trabalhei no Fórum de General Salgado, também mandou notícias: “O seu blog tem nos proporcionado momentos maravilhosos, pois igualmente a todos os outros, estamos sempre procurando por notícias. Lembro-me quando General Salgado comemorou seu 44 aniversário de emancipação política teve uma foto estampada no volante da loteria esportiva. Minha irmã Zezé trabalhava em uma agência do Banco Bamerindus em São Caetano do Sul, tratou de levar um volante para cada colega da agência para que vissem que a cidade dela existia e era emancipada. Este volante ela guarda como uma relíquia até hoje, estou te mandando a foto. Mais uma vez, Que Deus continue te abençoando e colocando brilhantismo em suas idéias para que possamos usufruir delas. Um grande beijo, de toda família”.

Outra mensagem muito interessante veio de Sorocaba. Marilete Queiroz, outra assídua freqüentadora do blog, descobriu por lá um médico que havia vivido em Nova Castilho na década de 1940. Ao conhecer o blog ele, gentilmente, nos enviou esta mensagem: “Caro Cal. Li no seu Blog Proseando sobre Nova Castilho. Fiquei realmente emocionado com a foto da igreja construída pelo Joaquim Castilho. Já fui morador de Nova Castilho quando ainda era Vila Castilho. Suas histórias sobre os leilões, circos e quermesses me emocionaram muito, pois já vivi tudo isto que você conta ai em Nova Castilho nos idos de 1938 até 1954. Se você quiser, posso ajudá-lo recordar alguma coisa desta época. Muito obrigado por me trazer um passado dos melhores anos de minha vida. Um grande abraço. Joaquim Fonseca Rosas”.

Respondi ao e-mail do Dr. Joaquim e fiquei ansioso aguardando sua colaboração. Marilete me avisou que ele se dizia entusiasmado, recolhendo fatos e fotos para nos enviar. Porém, algum tempo depois ela nos comunicou o falecimento do médico, para nossa tristeza. Uma pena. Que Deus o tenha em bom lugar!

Outros salgadenses que enviaram mensagems: Norma Santos, José de Paula Castilho, Alex Galhardo, Marli Graça Calazans, Joice Marques, Leonço Alencar, Carla Zoccal, Kleber Varnier, Neide da Silva, Evandro Ferreira, Neuseli Marino e Lara Castilho.

Enfim, a participação e a colaboração dos visitantes é o que tem mantido o blog abastecido e atualizado.

Muito obrigado a todos.


Em novembro de 1988 o bilhete da Loteria Esportiva registrou o 44º aniversário da cidade. Naquela época, o aniversário era comemorado no mês de novembro. Anos depois a administração do município escolheu o dia 15 de setembro para celebrar o evento. (colaboração: Ivone Fantini)

Nenhum comentário: