segunda-feira, 16 de março de 2009

No Planalto Central

Em Araçatuba participei de um grupo de jovens que trabalhava durante a Feira da Amizade com a finalidade de arrecadar dinheiro para a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.

Montávamos um restaurante com boa comida, música ao vivo, leilão de prendas arrecadadas no comércio, leilão de danças com as moças mais bonitas da festa, e outras coisas do gênero. Durante vários anos conseguimos liderar os números da arrecadação doada à Associação.

Em 1989 esse grupo foi convidado para viajar a Brasília-DF a fim de fazer número na convenção partidária que lançou a candidatura de Ronaldo Caiado à presidência da República.

Era preciso encher um ônibus e os araçatubenses não alcançavam o quórum necessário. Resolvi o problema convidando uma turma de salgadenses, que aproveitando o fato de que viagem e hospedagem seriam pagos pelos organizadores, se animaram em completar a carga.

Nunca ri tanto na minha vida como naquela viagem. Pereca Fernandes, Marcelo Cruzeiro, Sidnei Constantino (Pinga-Fogo), Pedro Arruda, Guto e Eliane Carvalho, foram alguns dos viajantes salgadenses.

Nossa chegada ao local da convenção foi anunciada com grande alarde. Um locutor saudou a presença da “grande Caravana de Araçatuba” que ali comparecia. A cada nova cidade anunciada o público rompia em palmas e apupos e estridente foguetório subia aos céus.

De repente um anúncio me chamou a atenção:

- Acaba de chegar a caravana da cidade de General Salgado!

Poucos minutos depois veio outro aviso, seguido de muito barulho:

- Já está conosco o grupo que representa Nova Castilho!

Outra remessa de fogos de artifício e o locutor fez nova reverência:

- Uma saudação especial aos amigos de São João do Iracema, que vieram prestigiar o nosso candidato.

Mais palmas e rojões.

- Apoiando o nosso candidato à presidência, está conosco o pessoal de Prudêncio e Moraes.

Um tanto surpreso com a menção dos nomes dos pequenos distritos salgadenses procurei me aproximar do palco a fim de encontrar a resposta do enigma. Só então compreendi a situação e desatei a rir.

Sobre o tablado se achava o nosso Pinga-Fogo, que a cada minuto sussurrava no ouvido do locutor o nome das grandes metrópoles cujas caravanas acabavam de chegar ao local.

Um comentário:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk muito massa!!