segunda-feira, 21 de julho de 2008

Ouro e Pinguinho

Capa do primeiro LP da dupla Ouro e Pinguinho

Segundo LP - depois de alguns anos a dupla se desfez, mas segundo informações obtidas pelo blog, os dois cantores ainda vivem em Carmo do Rio Claro-MG.

No ano de 1977 o Salgadense Esporte Clube promoveu um show com uma dupla sertaneja vinda de Minas Gerais, chamada Ouro e Pinguinho.

Pouca gente sabia que os dois tinham parentesco muito próximo com a família Marques de General Salgado. A avó deles, Sinhana Bento, filha de Maria Delminda e José Bento, era meia-irmã de Firmino Luiz Marques e Altina Maria Marques.

Em General Salgado hospedaram-se na casa de Conceição e Antonio Aureliano. Conceição (filha de Altina e Martiniano Marques) vinha a ser prima da mãe dos cantadores.

Para ciceronear os mineiros apresentou-se um grupo de parentes: Tia Neide, Zé do Braz, Nice e Luciana dos Santos, acompanhados da turma que organizava as principais festas da cidade naquela época: Jaburu, Zé Prego (atual Prefeito de Auriflama), Preto Cornélio, Marli Crivelari, Batata e Maninho Bernabé, Gauchinho e Nice Perez, Cabo Onório, Edmar Prado, dentre outros.

Os dois eram muito jovens: Ouro tinha uns 18 anos enquanto Pinguinho devia beirar os 14. Apesar de muito tímidos e ainda no início da carreira musical, eram precoces no talento, haviam gravado três discos com relativo sucesso.

O primeiro em 1975, intitulado Nosso Amor Criança, trazia regravação de três grandes sucessos de compositores consagrados: Mágoa de Boiadeiro (Nonô Basílio e Indio Vago), Paineira Velha (José Fortuna) e Querer Bem (Raul Torres).

O Volume 2 lançado no ano seguinte trazia como destaques: Felicidade (Raul Torres), Depois que a Rosa Mudou (Serrinha) e Quando a Lua Vem Surgindo (Sulino e José Fortuna).

O terceiro LP estava em fase de lançamento. Além de divulgar e vender os discos, a passagem da dupla pela cidade também serviu para arrecadar alguns recursos em shows e apresentações para pequenas platéias.

Em cada apresentação os salgadenses auxiliavam na arrecadação do couvert artístico. Promoveram várias reuniões na Cantina do Mauro Cruzeiro, na Lanchonete do Zé Frota, e mesmo na casa de alguns outros, incentivando os presentes a enfiar alguns trocados nos violões dos cantores. Ao final de cada noite, agradecidos, conferiam o dinheirinho recebido.

Numa das noites de festa, Jaburu e Zé do Braz desviaram a dupla do grupo, levando os cantadores para se apresentarem na Zona do Meretrício, a famosa casa de dona Ambrosina Gonçalves do Nascimento.

No meio do show, quando as moças do local ficaram sabendo que o menino Pinguinho era virgem, foi um alvoroço só. Todas queriam ter a primazia...

Na manhã seguinte dona Conceição varria o terreiro muito preocupada. O dia clareava e os meninos de Carmo do Rio Claro ainda não haviam retornado. Matutava por onde é que podiam estar naquela hora, quando o Passat do Zé do Braz parou na porta da casa.

Os mineiros apearam meio sem jeito, com os olhos no chão. Dona Conceição olhou para Pinguinho e perguntou:

- Uai Pinguinho, o que aconteceu que você tá branco desse jeito!

E o Zé do Braz encomendou o remédio:

- Dona Conceição, bate uma gemada aí que o menino tá precisando!

2 comentários:

Alison Messias de Souza disse...

Em meados de 1975, eu era uma criança de 4 anos e tive o prazer de ver hospedado em minha casa, a dupla Ouro e Pinguinho. Eles foram levados para Santana da Vargem (MG) pelo meu saudoso pai, o Titinho. Não me recordo das canções desta dupla, mas lembro com carinho de dois moços alegres que cantavam e encantavam a mim e ao meu irmão mais novo. Lembro-me de, por várias vezes, receber a visita destes dois jovens que contavam emocionados sobre seus projetos. Grande abraço aos dois irmãos e obrigado por me trazerem lembranças tão gostosas de minha infância.
Alison Souza - Filho de Claudionor (Titinho) e Maria José.
souza_ams@hotmail.com

EDILSON BRAZ disse...

EDILSON BRAZ DA SILVA

ENTRE 1978 A 1980 (APROXIMADAMENTE) CONHECI A DUPLA. TINHAO AMIZADE COM MINHA FAMILIA E FICARAM EM MINHA CASA VARIAS VEZEM TEMNHO SALDAE DA QUELA ÉPOCA.
SOU FILHO DO BENEDITO BRAZ (DITINHO)E MARIA EGYNA BRAZ MEUS IRMAOS ELCIO,BETE.EGYNA.ELIETE E ZILDETE NÃO LEMBRO O NOME DOS MENINOS POIS SÓ O CHAMAVAMOS DE OURO E PINGHINHO.
ISSO FOI EM CAMPINAS (SP)
SE PUDEREM ENTRE EM CONTATO r_manera@terra.com.br