segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pescaria

Os então adolescentes Jibóia, Gapinha e Escadinha foram passar um final de semana no sítio do seu Afonso Muniz, avô do primeiro. Foram preparados para as diversões que normalmente ocorrem nessas oportunidades.

No sábado pela manhã começaram a preparar apetrechos para uma pescaria, o sitiante havia avisado que a represa estava repleta de tilápias. A avó do Jibóia caprichou no almoço: frango com milho verde e uma deliciosa maionese. Gapinga, doido por maionese, atacou três pratos sob a justificativa de reforçar-se a fim de aguentar o resto do dia na beira da lagoa. Ao invés de prepararem iscas, seu Afonso entregou-lhes um enxadão.

- Procurem minhocas nas proximidades da represa, tem bastante por lá!

Marcharam com disposição atravessando pastos até a margem da lagoa onde começaram a cavucar à procura das iscas. Abriram buracos por todos os cantos, mas nada de minhoca. O sol quente foi apertando, a paciência encurtando, até que o esforço e o calor produziram graves efeitos no Gapinha, que abandonou o cabo do enxadão procurando uma moita para se aliviar.

Minutos depois retomaram, sem sucesso, a busca pelas minhocas. Quase ao final da tarde já contavam com o fracasso da empreitada, inconformados com a impossibilidade de pescar as tilápias que, segundo a propaganda do proprietário do sítio, chegavam a quase dois palmos.

De repente o Escadinha começou a vasculhar pelas moitas sem que os demais pudessem ver o que fazia. Armou uma das varas de pesca e lançou o anzol na água. Menos de um minuto depois, puxou para fora da água uma vistosa tilápia que reluzia ao sol e se debatia contra a captura. Surpresos, os outros amigos não entenderam como é que ele havia conseguido isca, pois nem mesmo árvores frutíferas existiam nas proximidades.

Ao agarrar o peixe para tirá-lo do anzol e descobrir a isca utilizada o Jibóia questionou o pescador:

- Mas, Escadinha, onde é que você arrumou milho verde?

- Ué, na bosta do Gapinha!

Nenhum comentário: