quarta-feira, 25 de maio de 2011

Farinha do nosso saco 3

Vinícius e Pelé (Santiago do Chile, maio/2011) - O salgadense Vinícius Giamatei está residindo, desde o início deste ano em Hong Kong, na China. Executivo da Panalpina, grande empresa na área de logística e transporte, Vinícius representa a empresa naquele país - e é responsável pela ligação dos serviços desta com toda a América do Sul. No início deste mês esteve no Chile, onde encontrou o brasileiro mais famoso do mundo, o Rei Pelé.

Eis algumas notícias publicadas na imprensa sobre as suas atividades:

JORNAL BRASIL ECONÔMICO - Edição de 10.03.2011

Panalpina amplia atuação na rota Brasil-China
Companhia terá mais capacidade aérea e marítima para o trajeto, além de escritórios locais e executivos especializados
Cláudia Bredarioli

Tornar a China cada vez mais próxima do Brasil é o objetivo em torno do qual têm trabalhado as empresas de transporte e logística. A meta visa tentar reduzir tempo e ampliar disponibilidade nas rotas ainda escassas que ligam o mercado brasileiro ao chinês. E as companhias desse segmento têm investido pesado nessa estratégia.

A Panalpina, por exemplo, após abrir um centro de serviços em Wuhan e um escritório em Chengdu, aposta agora na abertura de um novo escritório na China, em Chingqing. A iniciativa permitirá a expansão das atividades para o oeste do país, bem como o fortalecimento de sua presença na região e no transporte de bens para o Brasil.

“Há demanda crescente no trânsito da China para o Brasil e temos conseguido identificar oportunidades para que também a rota inversa seja bem aproveitada”, afirma Karin Schoner, vice presidente da Panalpina no Brasil

Justamente por identificar essas oportunidades, a empresa investe freqüentemente na ampliação das rotas para comércio bilateral entre os dois países. Com um voo semanal - feito por um Boeing 747-400, via Estados Unidos, com capacidade para transportar 100 toneladas - iniciado no fim do ano passado, a companhia já planeja a ampliação de sua capacidade aérea nessa rota e o fechamento de parcerias com companhias marítimas de forte atuação nesse trajeto para ganhar escala e aumentar o volume transportado.

Segundo a executiva, outra demanda dos exportadores que enviam mercadorias da China para o Brasil tem sido com relação aos trâmites burocráticos. “Por isso optamos por enviar um profissional brasileiro para a China. Ele vai atuar dando prioridade à logística de entrada de produtos no Brasil, mas também vai em busca de novas oportunidades para a saída de mercadorias brasileiras com destino ao continente asiático.”

Panalpina atende principalmente ao mercado automobilístico e às grandes indústrias voltadas para o consumo varejista, como Unilever e Procter & Gamble. Na rota contrária, a prioridade é para a exportação de grãos.

O executivo do Brasil escolhido para acompanhar de perto o crescimento do mercado chinês e aproveitar a expansão da marca na Ásia foi Vinicius Giamatei — o novo responsável pela rota Ásia-Pacífico-Mercosul. O executivo ficará baseado em Hong Kong. “Com essa nova estrutura, a Panalpina Brasil busca aumentar sua participação no mercado asiático e melhorar ainda mais o nível de serviços oferecidos aos seus clientes”, afirma Vinícius Giamatei.

A partir do novo destino a ser atendido na China, à empresa poderá oferecer mais serviços de transportes terrestres, uma ampla malha aérea global e acesso a portos oceânicos internacionais via rio Yangtze. Para ampliar o fluxo, a Panalpina também aumentou sua malha rodoviária até Europa e Rússia.

Presente na China há 35 anos e há 10 operando na região oeste do país, a Panalpina está envolvida com o crescimento local e com a expansão de sua marca na região. Hoje, a empresa conta com20 filiais e 1,5 mil funcionários na Grande China. Com sede na Suíça, a Panalpina possui 500 unidades em 90 países. Em mais de 60 países, trabalha em cooperação com empresas parceiras selecionadas. O grupo emprega mais de 15 mil pessoas em todo o mundo. Atuando Brasília 33 anos. Instalada em São Paulo, onde está sede do Centro Regional para a América Latina, a empresa possui 14 escritórios próprios na região.
 
 
PORTAL JOBLOG (www.joblog.com.br)
 
Panalpina
Novo trade lane manager
A Panalpina Brasil designou Vinicius Giamatei para o cargo de trade lane manager para a rota Ásia-Pacífico-Mercosul, como parte dos investimentos da companhia na China. O executivo, que ficará baseado em Hong Kong, é formado pela Universidade Ibero-americana e pós-graduado em Logística Empresarial pela Fundação Antonio Alvares Penteado (FAAP). Giamatei atua em logística há 11 anos e passou por empresas como Semp Toshiba, Siemens e Kuehne-Nagel.



Panalpina na China

Desde o início deste ano, o executivo brasileiro da Panalpina Vinícius Giamatei está estrategicamente baseado em Hong Kong para acompanhar de perto o crescimento do mercado chinês. A presença do brasileiro na China tem como objetivo desenvolver ainda mais soluções baseadas na rota Ásia-América do Sul.

Em fevereiro, a Panalpina abriu um novo escritório em território chinês, em Chingqing, como parte do plano de expansão de suas atividades no oeste do país e fortalecimento de sua posição na região. A partir desse destino, a empresa passou a oferecer aos clientes um mix estratégico de transportes terrestres, ampla malha aérea global e acesso a portos oceânicos internacionais via rio Yangtze, além de aumentar a malha rodoviária até a Europa e Rússia, atendendo a uma demanda local chinesa.

Atuando no mercado chinês há 35 anos, a empresa totaliza 20 filiais e 1.500 funcionários na Grande China.

Um comentário:

Breno disse...

Orgulho de todos - Sucesso meu irmão.

Cal - parabéns mais uma vez pelo Blog. Sempre acompanho. Apesar de poucas vezes comentar, muitas vezes te admiro. Parabéns.

Beijo nas meninas. Estamos com saudades.

Forte abraço.

Breno Giamatei