segunda-feira, 16 de maio de 2011

Farinha do nosso saco 1


Farinha do nosso saco é uma nova seção que inauguramos no Proseando, destinada a mostrar salgadenses de destaque esparramados pelo mundo. O primeiro deles, para nossa satisfação, é o músico Flávio Rodrigues, um dos mais consagrados guitarristas da música flamenca.

Neto do pioneiro Hipólito Ludgero Marques, filho de Suely e Simão Marques, o músico Flávio Rodrigues nasceu na capital paulista em 12/04/1979, e interessou-se pelo violão aos cinco anos de idade. Em 1992 ingressou na Escola Livre de Música "Groove", estudando Música Popular Brasileira e Jazz com o maestro Leyve Miranda. Em 1994 começou a estudar guitarra flamenca no Centro Flamenco Pepe de Córdoba, em São Paulo, com o professor e violonista Fernando de la Rua. Em 2000 mudou-se para Madrid, Espanha, iniciando nova etapa em sua carreira, trabalhando e compartilhando o cenário musical daquele país com grandes figuras da música flamenca e também da música brasileira, como Filó Machado, Carlinhos Antunes, Giana Viscardi, Yamandu Costa, Flavia-N, Sizao Machado, Nana Vasconcelos, Renato Martins, Thiago Espirito Santo, Alex Buck, etc. Hoje em dia, é um dos mais renomados músicos do gênero em toda a Europa, participando de grupos, colarando com artistas de diferentes estilos e países. Foi indicado e recebeu diversos prêmios. Colaborou com produções teatrais e cinematográficas.

Outras informações (inclusive diversos vídeos) sobre ele podem ser obtidas nos seguintes endereços:

Twitter:
http://twitter.com/frproduction
MySpace:
www.myspace.com/flarodrigues
YouTube:
http://www.youtube.com/user/flarodrigues
Facebook:
www.facebook.com/flaviorodriguesflamenco
LinkedIn:
http://es.linkedin.com/in/flarodrigues
Uplaya:
http://uplaya.com/artists/flaviorodrigues/info

No dia 15 de abril de 2011 Flávio recebeu visitantes brasileiros ilustres nos bastidores do seu show em Madrid. Confiram:
 
Flávio e Raí - eterno ídolo do São Paulo Futebol Clube.

Flávio e Elias, ex-Corinthians, atualmente jogando no Atlético de Madrid.
(fotos: Álbum de Flávio Rodriguez)

4 comentários:

Anônimo disse...

Sentimos muito orgulho do Flávio, e vibramos muito com todas as suas conquistas. Há um delicioso sentimento que de alguma forma somos parte dessas conquistas.

Marco Navarro disse...

1994 tava embarcando pra Espanha e 'esse menino' pediu que eu trouxesse um protetor para o tampo do violão. Perguntei o que era isso e ele pegou o violão, 'play' no CD do Gipsy Kings e, pra mim, tocou melhor que os caras. Precisava mesmo de proteror porque o violão 'apanhava'. Taí um grande artista; êta farinha boa!

Tereza disse...

Aí, esse é o Biga!
Talento de levantar a plateia. Uns dois anos atrás, ele se apresentou no Instituto Cervantes, aqui em Brasília. Era o espetáculo "Guitarríssimo", com o Flávio no violão, acompanhado do cantor Pedro Obregón e da bailarina Talita Sanchez. Fomos lá prestigiar.
O Flávio apareceu no palco, parecia meio tímido... quase sem saber aonde colocar o violão. Mas essa primeira impressão se diluiu assim que ele começar a dedilhar, mostrando a que veio.
O espetáculo cresceu tanto que as pessoas não conseguiam se segurar nas cadeiras. E ele ali - quase tímido, com domínio absoluto do espetáculo, mexendo com a gente num nível que não tinha explicação. Foi um dos mais belos espetáculos de flamenco que já assisti.
A trupe seguiu pra Salvador e eu imediatamente acionei uma amiga - sem dizer que o músico principal é meu primo. Depois que ela viu o show e me deu o seu retorno entusiasmado foi que eu disse com a boca cheia: - Viu? esse é o Biga, meu primo.
Sucesso, Biga! Você merece!

Unknown disse...

Ola Primos Queridos!!!
Gostaria de agradecer a todos pelo carinho de sempre, especialmente ao CAL, pela iniciativa y pela honra de fazer essa homenagem, estreando um dos tópico do seu maravilhoso blog (o meu pai adora!).
Os depoimentos de todos (Zinha, Carlos, Marquinho...), me emocionaram muito, pois vejo o carinho e apoio de vcs sempre, e isso me ajuda muito... muitissimo!!! Quando eu subo num palco, sempre tem um monte de gente comigo ali, mesmo que aparentemente eu esteja sozinho... Estao o Vô Hipólito, a Vó Izaltina, meus pais, irmaos, professores de musica, artistas de referencia, primos, tios, esposa, filha, Jesus... TODO MUNDO!!!!! Cada vez que alguem se soma à essa lista, é mais um pilar de apoio a me sustentar, e eu nao só sinto muito esse apoio, como preciso dele, senao, desabaria... MUITO OBRIGADO POR ME SUSTENTAREM SEMPRE, DESDE OS PRIMORDIOS!!!!!! Bjs a TODOS, de coraçao... F.R. MARQUES