segunda-feira, 10 de agosto de 2009

João do Félix

João Custódio Nunes, o famoso João do Félix, foi proprietário de uma das primeiras serralherias da cidade.

Numa manhã de domingo sua mãe, dona Maria Custódio (uma das primeiras enfermeiras da Clínica do Dr. Kleber Sales), pediu que ele procurasse alguma mercearia aberta para comprar a mistura do almoço.

Ele saiu pela cidade e logo na primeira esquina encontrou um grupo de amigos num boteco, onde parou para ouvir a conversa. O tempo foi passando e o João foi ficando, entretido pela boa prosa e pela cachaça que corria solta.

Dali o grupou emendou para uma pescaria no Ribeirão Talhados. Enquanto Dona Maria almoçava sem mistura o João pescava traíras no Talhadinho.

Só voltou para casa no final da tarde, trazendo um embornal de peixes a tiracolo e a cara de quem tinha bebido todas e mais algumas. Não teve como escapar dos reclamos de dona Maria, que cobrou a encomenda do almoço.

Para tentar descontrair a dureza da bronca ele arrancou de dentro do embornal uma traíra das grandes e a exibiu, esfregando-a na barriga da mãe:

- Você queria mistura? Tá aqui ó!

Nisso a traíra trancou os dentes na barriga de dona Maria, que saiu gritando e tentando fazer com que o peixe se soltasse. João teve que se esconder para não sentir o peso do cabo da vassoura de sua mãe...

Por algum tempo não faltou mistura aos domingos.

Nenhum comentário: