quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Velho Peão

Osvaldo Sirotto, conhecido como Dim Serrote, foi um dos mais folclóricos personagens salgadenses. Fazendeiro à moda antiga, ficou rico com muito trabalho, mas nunca abriu mão do seu jeito duro e severo de administrar os negócios e a família.

Certa vez seu filho José Augusto e alguns amigos inventaram de laçar bezerros na fazenda. Foi na época em que os esportes equestres como laço em dupla e laço de bezerros começaram a surgir na região.

Acostumado ao antigo sistema de lida com o gado, laço comprido e arreio cutiano, o fazendeiro estranhou muito quando o filho apareceu com as primeiras selas americanas e os laços importados, curtos e feitos de nylon. Isso sem falar nos cavalos da raça Quarto-de-Milha, muito fortes, imponentes e de ancas largas.

A molecada, sem experiência e sem conhecimento técnico suficiente, não acertava uma laçada. O fazendeiro ficou muito inconformado com aquela incompetência e cobrou os competidores, que retrucaram dizendo que ele não sabia de nada, estava ultrapassado. Aquilo era modernidade, cavalos de raça e produtos importados. Não era coisa de um velho peão.

- Ara sô, vou mostrar proceis como é que se laça essa porqueira! Disse meio enfezado.

Montou na sua mula de lida arreada no sistema tradicional, aperos, pelego e argolas; abriu três rodilhas compridas no laço campeiro de couro cru, ajeitou a montaria no canto do brete e mandou soltar o bezerro.

A mula deu umas patinadas dentro do brete e saiu trotando meio de banda, as primeiras rodadas do laço resvalaram pelas lascas da cerca, a garotada começou a rir e a caçoar da cena, o garrote já ia longe quando, apertando as esporas nas ancas da montaria, conseguiu atirar o laço, que viajou muitas braças até encontrar - certeiro - o pescoço do bezerro.

Os laçadores modernosos tiveram que aguentar - calados - os desaforos com que o velho peão comemorou a façanha.

Nenhum comentário: