segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

New Castilho City

Essa aconteceu em meados dos anos 80.

Zé do Braz arrumou um peão que não tinha muito jeito para o trabalho, chamado Angorá. Como o dito cujo não gostava do batente, o patrão começou a carregá-lo para cima e para baixo como companhia. Passou a ser tratado de "segurança do Zé do Braz", e gostou da idéia, praticamente assumindo o papel. Em todos os locais em que paravam para conversar com alguém ou tratar de algum negócio, o peão ficava olhando ao redor, comportando-se como verdadeiro guarda-costas.

Certo dia em Nova Castilho, o segurança chegou no boteco do Zé Carlos Honorato e avisou que o "doutor Zé do Braz" tinha ido embora para Auriflama e deixado a ele a responsabilidade de cuidar do vilarejo. Imediatamente a turma decidiu aprontar alguma.

Gumercindo Pereira saiu de fininho e, ao retornar, começou a discutir am altos brados com o Zé das Vacas. No meio do bate-boca levantou a camisa para mostrar um revólver na cintura. Zé das Vacas foi até o carro e também retornou armado, dando corda à "discussão" e exibindo o revólver. Quando notou os contendores armados e percebeu que a discussão poderia piorar, Angorá tentou acalmar os ânimos. Mas sua intervenção nada adiantou e o bate-boca pegou fogo. De repente os brigões partiram para o meio da rua e sacaram as armas, enquanto o Angorá se escondeu atrás do balcão da venda.

Gumercindo e Zé das Vacas, um atrás de um poste e outro acocorado ao lado de um carro, apontavam as armas e faziam de conta que atiravam. Enquanto isso, alguém da turma acendia bombinhas de festa junina e jogava na rua ao lado. Depois de uns dez minutos de tiroteio - acabou o estoque de bombas - tiveram que dar uma trégua, e o Angorá, aproveitando o armistício, saiu correndo em direção ao Posto Telefônico.

Naquele tempo, o Posto Telefônico funcionava ao lado do Bar do João Careca, e sua filha Dinha era uma das telefonistas. Esbaforido e com os olhos arregalados Angorá entrou no posto e pediu uma ligação urgente para o Dr. Zé do Braz, em Auriflama. Mas a telefonista também estava avisada da brincadeira, e transferiu a ligação para a casa do Gumercindo, onde todos aguardavam o fecho da estória.

- Dr. Zé do Braz, pelo amor de Deus! O senhor precisa vir aqui em Nova Castilho agora!

- Que aconteceu Angorá? - perguntou Gumercindo tentando imitar o Zé do Braz - Eu não deixei você responsável por tudo? Como é que você me deixa acontecer alguma bagunça aí? O que é que foi?

- Doutor! Isso aqui virou um faroieste!

Nenhum comentário: