terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Festa Tricolor

Nos anos 70 surgiram em General Salgado as primeiras comemorações públicas dos torcedores de futebol. Em 1977 os corintianos celebraram pelas ruas da cidade o término do jejum de 24 anos sem títulos. Em 1978 os santistas também festejaram a conquista do campeonato paulista, como aliás, já contei aqui antes (clique aqui).

Em 1980, quando eu tinha 15 anos de idade, participei da primeira carreata que os são-paulinos fizeram pela cidade. Mas o cortejo era pequeno, tinha apenas cinco veículos: um fusquinha vermelho do João Cunha, uma Brasília branca do Professor Yano, um Corcel verde do Zé Frota, um Corcel bege do meu pai, Domingos de Almeida, e para fechar o grupo, o caminhão do Sr. Roberto Japonês (Tomio Otsuki) e sua ensurdecedora buzina.

No interior destes veículos havia um grupo de crianças: Josemar, Nilton e Sandimar Cunha; Kenzo e Shizuo Yano; eu e meus irmãos Cleber, Cláudia e Cleire; Leandro, Fabiano e Carlos Otsuki.

A cidade contava com outros ilustres tricolores: Tião Pelé, Dr. Joãozinho Moreira, Dr. Nelson Seraphim, Chico Inocêncio, Emílio De Vergilio, os irmãos Ditinho, Toninho e Nera de Almeida, e outros que a memória não alcança.

De lá para cá a torcida tricolor cresceu muito, e pude testemunhar este fato ao participar, no dia 20 de dezembro próximo passado, da festa de comemoração do sexto Campeonato Brasileiro conquistado pelo São Paulo Futebol Clube.

Fiz questão de levar minha filha Luísa, que adorou a festa. Foi uma emoção reencontrar velhos e queridos amigos salgadenses.

Luísa adorou a festa.

Preparativos para a carreata.

Quatro quarteirões da Avenida Diogo Garcia Carmona ficaram tomados pela carreata.

Depois da carreata houve um churrasco de confraternização.

A torcida jovem fez a festa.

Carlos Otsuki, Cal e Luísa.
(28 anos depois da primeira carreata, comemoramos juntos mais uma conquista do tricolor paulista)

Tião Pelé, João Cunha, Professor Yano, Cal e Luísa.
(Três dos mais tradicionais tricolores de General Salgado)

A democracia do blog nos permite assegurar aos salgadenses torcedores de outros clubes, que teremos o maior prazer de publicar aqui as fotos das festas que eventualmente realizarem na cidade para comemorar suas conquistas.

Nenhum comentário: