segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Milagre da Santa

Com outros salgadenses esparramados pelo mundo, participo de um grupo de mensagens pela internet. O grupo tem altos e baixos, durante alguns períodos específicos as mensagens se amontoam. Noutras épocas, atravessa longa calmaria.

Como é heterogêneo e composto por pessoas de diferentes idades, idéias e profissões, a conversa sempre vai de um a outro extremo. Além daquela troca de piadas, mensagens de auto-ajuda e gozações que atolam a grande rede, debate-se um pouco de tudo: política, economia, futebol, lazer, besteirol, etc.

Certa vez Bruno Marques dizia que estava impedido de praticar seu futebol por conta de uma grave contusão. Pediu a Juliana Yoshimoto, que é médica, casada com o salgadense Mateus Neves, uma receita para curar sua contusão. Dias depois recebemos notícia do sucesso da cura atribuindo o milagre à competência da doutora Juliana, uma verdadeira santa. Bruno chegou a chamá-la de Santa Japa, propalando o milagre e pedindo a todos os demais que passassem a venerar a milagreira.

Eu, que sofria há mais de um ano com um tornozelo torcido que, de vez em quando me botava de escanteio, não perdi a oportunidade e mandei ver numa Prece à Santa Japa, querendo também o meu milagrezinho. Na mesma hora mandei um pedido para a veneranda improvisando – em versos pobres - uma oração:

“Santa Japa que estais em Sampa
Recomendado me foi o teu nome,
Venham a mim os vossos cuidados
Assim como foram para meu amigo Bruno.

O futebol nosso de toda terça me dói hoje
E não é por causa das botinadas.
É uma dor no tornozelo direito,
Assim que acaba o jogo, vem em pontadas.

E ainda que eu antes faça alongamento,
Ainda que eu envolva o pé com atadura,
Depois do jogo é o mesmo sofrimento,
Não há pomada que dê jeito ou traga cura.

Tudo bem que seja um tornozelo antigo,
Corre atrás de bola há mais de trinta.
Mas cá pra nós, acredito que ainda consigo
Fazer uns golos ou tentar aquela finta.

Há um ano ou mais sofri uma torção
Daquelas que provocam grande inchaço,
Foram seis meses de recuperação
E depois que voltei até que deu pro gasto.

Tratei-o com medicina e fisioterapia,
Tirei o gelo do uísque e pus no pé.
A dor lancinante se foi, dia após dia,
E eu voltei a jogar, sabe como é!

Mas há uns trinta dias, aproximadamente,
Voltou a doer e nada dá melhora.
Santa Japa, socorro, ainda que eletronicamente,
Por favor, me ajude nessa dolorosa hora.

Se o socorro vier e for do seu agrado,
Prometo, assim que eu novamente a veja
Exibir-lhe o tornozelo completamente curado,
E ainda por cima, pagar uma cerveja”.

(se você padece do mesmo mal, envie essa oração três vezes por e-mail para o endereço santajapa.pb@sampa.com.br durante três dias e aguarde o resultado!)

Sei dizer que a brincadeira causou um reboliço e todo mundo disse que riu muito, principalmente a homenageada. Vejam vocês como uma brincadeirinha de nada serve às vezes para animar a turma.

Breno estava nos Estados Unidos e de lá contou a sua reação: “sempre leio meus e-mails na Biblioteca de Stanford, acontece que agora, neste exato momento tem um cara que não para de olhar para mim, pois ele pensa que eu sou louco. A menina que está no micro do lado até passou a rir de mim. É que eu acabo de ler a prece para a Santa Japa”.

Renata disse que a prece “foi de matar, excelente!”. Bruno classificou de “simplesmente impagável”. Filó Iannela não perdeu a oportunidade de pedir socorro: “Cal, acho que você e o Bruno estão lançando uma nova santa, essa é demais... Santa Japa, help! Cuida de mim também”.

Finalmente recebi a resposta da santa Juliana, que na época estava de malas prontas para a Espanha: “... eu tô passando mal de tanto rir...”.

É lógico que junto com a resposta a bondosa santa me mandou também a receita para o tratamento do pé. E eu acabei duplamente recompensado, ganhei um remédio da santa e um monte de afagos dos meus carinhosos amigos.

Aos boleiros encostados no departamento médico, aviso que podem buscar o socorro da nossa santa. Atualmente ela vive em Portugal (com Mateus e a filha Valentina), mas mantém plantão na internet, para o alívio dos nossos sofrimentos!

Nenhum comentário: