No início dos anos 80 nossa turma de adolescentes costumava se reunir nas manhãs de sábado na piscina do Salgadense Esporte Clube.
Um banho relaxante para começar o dia, umas caipirinhas e uns beliscos no barzinho do clube, e os primeiros planos para a noite do sábado. Havia dias em que dali emendávamos para alguma festa na casa de alguém ou programávamos frequentar os bailes da região.
Num daqueles dias, essa turminha cercava a Professora Maria Antônia Castilho com uma série de perguntas. Ela havia acabado de chegar de uma viagem pelo Nordeste e todo mundo queria saber das novidades, ouvir contar de tudo o que havia conhecido e encontrado. A maioria dos ouvintes não conhecia muito além das barrancas do Rio Tietê. Ao nosso grupo juntaram-se outros frequentadores do clube, também interessados nas novidades narradas pela professora.
A viajante contou das praias do Nordeste, dos passeios e dos lugares encantadores que conheceu. Alguém lhe perguntou sobre alimentação.
- Passei todos esses dias comendo frutos do mar... - disse ela, exultante.
Nisso, um dos mais afoitos retrucou:
- Pelo amor de Deus, Maria Antônia, você viaja tão longe pra passar uma semana comendo fruta... Fruta a gente come aqui em Salgado mesmo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário